Em meados de 1532 ocorriam às primeiras eleições, para organizarem vilas e cidades no Brasil colonial, mas somente os portugueses poderiam votar. A constituição de 1824 trouxe direito ao voto apenas dos censitários, ou seja, dos cidadãos que atendiam aos critérios de uma boa condição financeira.
Menos de 5% da população tinha o direito de votar, em consequência disso ocorreram diversas revoluções, pessoas foram descomungadas e mortas. O Brasil passou por momentos de terror em que brasileiros guerrilhavam contra brasileiros, ou seja, os coronéis que podiam votar e elegerem pessoas, não queria perder a sua regalia enquanto a população queria somente o direito de escolher seus governantes.
Atualmente observa-se que pessoas não dão importância ao voto , os vendem , anulam, elegem pessoa por chacota. Sim os brasileiros tem o direito de fazer o que quiserem do seu voto, mas os mesmos que escolhem mal seus candidatos serão os que vão protestarem por um Brasil melhor, são os que morreram nas filas dos hospitais públicos que não possuem uma boa educação e nem segurança.
As eleições dar a possibilidade de escolher os governantes, verificando propostas e analisando chegaram a alguém que tenha ideologia e pensamentos aparentados com o seu, assim você vota consciente mesmo que a pessoa não ganhe. Com simples atos poderão modificar o meio onde vivem.
Em face a essa realidade ocorre uma contradição entre a população de 200 anos atrás para atual, anteriormente para ocorrer o direito do voto foi necessário revoluções e mortes , hoje talvez seja facultativo. Pessoas que lutam pelos mesmos ideais com pensamentos distintos, a realidade é que as pessoas estão decorrendo, alienando-se com o que ver e escutar e não buscando o real. E necessário que se atualizem e busquem novas informações para serem seres críticos e com opiniões próprias inovando a politica brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário